MELHORIA DE PROCESSOS
E GESTÃO DE QUALIDADE
IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS “PONTA A PONTA”
Identificação da cadeia de atividades realizadas para o fornecimento de um produto ou realização de serviço.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
•Identificação do organograma departamental e funcional;
•Entrevistas com os principais agentes participantes do processo;
•Elaboração da matriz de macroprocessos;
•Fluxograma dos processos indicados, detalhando níveis de responsabilidade pela execução, melhor forma e periodicidade;
•Identificação e melhorias a serem implementadas a curto, médio e longo prazo;
•Elaboração de indicadores de desempenho dos processos indicados.
ENTREGÁVEIS
•Organograma e descrição de papeis organizacionais;
•Matriz de macroprocessos;
•Fluxogramas de procedimentos;
•Formulários implementados;
•Formulários para medição de desempenho.
RESULTADOS ESPERADOS
•Transferência do conhecimento tácito das pessoas para a empresa.
•Redução de riscos, principalmente operacional;
•Melhoria na comunicação entre as áreas;
•Melhoria de desempenho dos processos;
•Maior satisfação dos clientes impactados.
NORMASE PROCEDIMENTOS INTERNOS
Identificação e formalização das melhores práticas, através de políticas estratégicas, táticas e operacionais.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
•Identificação do organograma departamental e funcional;
•Entrevistas com diretorese gestores para identificar a matriz de normatização necessária para garantir a segurança e conformidade da empresa;
•Levantamento de normas externas que impactam na empresa;
•Elaboração/Revisão de documentos normativos internos;
•Verificação de aderência da prática interna às normas externas.
ENTREGÁVEIS
•Organograma e descrição dos papeis organizacionais;
•Matriz de normativos = lista mestra de documentos;
•Políticas e manuais;
•Relatório de análise de compliance(nível de aderência da empresa às normas externas).
RESULTADOS ESPERADOS
•Redução de riscos, principalmente operacional e legal;
•Melhoria na comunicação entre as áreas;
•Clareza de responsabilidades internas;
•Transferência do conhecimento tácito das pessoas para a empresa.
PROCESSO DE TRATAMENTO
DE NÃO-CONFORMIDADES
Realizar a identificação e tratamento das não-conformidades dos processos
PRINCIPAIS ATIVIDADES
•Identificação do organograma departamental e funcional;
•Entrevistas com os principais agentes participantes do processo;
•Elaboração da matriz de macroprocessos;
•Elaboração da matriz de impacto e riscos;
•Elaboração de formulários de identificação e tratamento de não conformidades;
•Elaboração de indicadores de desempenho dos processos indicados;
Treinamento operacional com as áreas envolvidas.
ENTREGÁVEIS
•Matriz de macroprocessos;
•Metodologia de tratamento de não-conformidades;
•Formulários implementados;
•Formulários para medição de desempenho;
•Treinamento operacional.
RESULTADOS ESPERADOS
•Redução de riscos, principalmente operacional;
•Redução de retrabalhos;
Melhoria no processo de tomada de decisão.
GESTÃOPOR PROCESSOS
(BASE - NBR
ISO 9000)
Identificação e formalização das melhores práticas, através de políticas estratégicas, táticas e operacionais.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
•Estabelecer escopo de implementação;
•Realizar diagnóstico inicial para identificar o nível de aderência da situação atual à NBR ISO 9000;
•Identificar matriz de macroprocessos;
•Realizar o desdobramento dos processos que impactam o fornecimento dos produtos/serviços;
•Estabelecer processo de identificação de não-conformidade e de melhoria contínua;
•Estabelecer indicadores de desempenho de qualidade;
•Estabelecer reuniões de análise-crítica;
Treinar facilitadores internos da qualidade.
ENTREGÁVEIS
•Organograma e descrição de papeis organizacionais;
•Matriz de normativos = lista mestra de documentos;
•Políticas e manuais;
•Relatório de análise de compliance(nível de aderência da empresa às normas externas).
RESULTADOS ESPERADOS
•Redução de riscos, principalmente operacional e legal;
•Melhoria na comunicação entre as áreas;
•Clareza de responsabilidades internas;
•Transferência do conhecimento tácito das pessoas para a empresa.