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DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

Formalização da estrutura organizacional em nível departamental, funcional, incluindo responsabilidades

e alçadas.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Reunião com o empresário para a apresentação  do projeto e coleta de informações gerais sobre a empresa;

•Levantamentoe descrição do cargos;

•Desenhodoorganogramados setores;

Reunião/treinamento com funcionários para implantar o modelo

ENTREGÁVEIS

•Desenho do organograma departamental e funcional;

•Descrição dos cargos;

•Palestra a funcionários para implantação do modelo;

•Relatório geral.

 

RESULTADOS ESPERADOS

•Melhor organização e compreensão do funcionamento das áreas da empresa como um todo;

•Melhoria na comunicação

PLANO DE CARGOS, 

SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

Organização da estrutura de cargos, salários e de benefícios da empresa, visando a profissionalização

e a retenção de talentos.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Identificação da estrutura de cargos, salários e benefíciosvigente;

•Comparação da estrutura identificada com as práticas do mercado/ setor/ segmento;

•Criação ou revisão da atual estruturação de cargos, salários e benefícios da empresa;

•Criação ou revisão da tabela salarial, das políticas relativas à área e do plano de benefícios da empresa; 

•Proposição de nova estruturação ou de melhorias na estrutura de cargos, salários e benefícios;

•Elaboração do cronograma sugestivo da implementação do novo modelo ou das melhorias indicadas.

ENTREGÁVEIS

•Tabela de cargos, salários e benefícios vigente;

•Tabela de cargos, salários e benefícios proposta;

•Política de cargos e salários;

•Cronograma sugestivo de implantação do novo modelo.

 

RESULTADOS ESPERADOS

•Organização da remuneração por função exercida;

•Redução dos riscos por ações trabalhistas;

•Clareza sobre plano de carreira;

•Possibilidade de identificação e retenção de talentos.

ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Estabelecer processo interno de recrutamento e seleção de pessoal.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Levantamento da prática atual da empresa;

•Identificação dos cargos e seus requisitos obrigatórios e desejados, incluindo matriz de competências;

•Elaboração do novo processo de recrutamento e seleção;

•Elaboração dos formulários a serem aplicados nas etapas do novo processo;

•Identificação e treinamento da área que ficará responsável pelo processo;

Teste de aplicabilidade do novo processo.

ENTREGÁVEIS

•Manual de recrutamento e seleção, contendo fluxograma do processo, modelos de formulários a serem utilizados e matriz de requisitos de cargos;

•Treinamento da área responsável por recrutar e selecionar;

•Relatório geral.

 

RESULTADOS ESPERADOS

•Melhoria no processo de contratação;

•Profissionalização do processo de recrutamento e seleção;

•Redução da rotatividade.

REALIZAÇÃO DE RECRUTAMENTOE SELEÇÃO

PROFISSIONAL

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Levantamento do perfil do cargo;

•Planejamento e execução das ações de recrutamento e de seleção;

•Indicação dos candidatos para entrevista final com o cliente;

•Apoio para a tomada de decisão da contratação;

•Apoio para facilitar a integração do novo colaborador na empresa.

ENTREGÁVEIS

•Transferência para a empresa de tecnologia/conhecimento sobre processos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.

 

RESULTADOS ESPERADOS

•Contratação de profissionais mais adequados ao perfil desejado pela empresa;

•Redução do turnover/rotatividade, ganhos de produtividade e diminuição dos custos relativos ao pessoal.

Projetos visando a contratação de profissionais pertencentes aos diversos níveis da empresa.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Implementar o processo de avaliação de desempenho individual, visando melhoria no resultado da equipe

e da empresa. 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Análise / elaboração da meta de negócios da empresa (meta geral ou da área específica)

•Identificação da estrutura de cargos e seus requisitos;

•Identificação da matriz de competências e entregas esperadas para cada cargo;

•Análise de aderência do quadro funcional existente aos requisitos identificados/estabelecidos;

•Elaboração da metodologia de avaliação (90º, 180º ou 360º) e seus formulários;

•Treinamento dos avaliadores e dos avaliados;

•Lançamento do programa de avaliação de desempenho;

•Semana da avaliação e tabulação de resultados;

•Semana de feedback aos avaliados.

ENTREGÁVEIS

•Relatório com meta geral de desempenho;

•Manual de avaliação de desempenho;

•Treinamento dos avaliadores e dos avaliados;

•Material de divulgação para equipe;

•Relatórios consolidados contendo os resultados das avaliações.

 

RESULTADOS ESPERADOS

•Compartilhamento da meta de resultado da empresa;

•Melhoria no processo de comunicação, havendo alinhamento das expectativas;

•Desenvolvimento profissional do quadro funcional;

•Identificação e retenção de talentos.

PESQUISA

DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Medir a percepção dos colaboradores da empresa em relação à sua satisfação e motivação com o ambiente de trabalho, objetivando promover mudanças pontuais na organização.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Apresentação e validação da metodologia de pesquisa a ser utilizada, adaptada às características e necessidades da empresa;

•Planejamento, preparação do material, comunicação interna e aplicação da Pesquisa;

•Tabulação dos resultados;

•Elaboração e apresentação do relatório de pesquisa aos responsáveis pela empresa e demais colaboradores;

•Elaboração do PGM - Plano Geral de Melhorias, com base nos resultados da pesquisa.

ENTREGÁVEIS

•Metodologia de pesquisa de satisfação interna de colaboradores, formulários, relatórios gerais e PGM;

•Transferência para a empresa de tecnologia/conhecimento sobre Pesquisa de Clima Organizacional.

 

RESULTADOS ESPERADOS

•Possibilidade de promover mudanças/melhorias gerais, com base em informações pontuais sobre os pontos fortes e fracos da organização;

•Maior competitividade da empresa frente ao seu mercado de atuação;

•Maior motivação dos colaboradores em geral.

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

Estabelecer programa de capacitação e desenvolvimento profissional direcionado para alavancar o resultado da empresa.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Identificação dos cargos e seus requisitos;

•Identificação da matriz de competências e entregas esperadas para cada cargo;

•Análise de aderência do quadro funcional existente aos requisitos identificados/estabelecidos;

•Elaboração conjunta com administradores e gestores do plano de desenvolvimento/aprimoramento profissional;

•Elaboração de indicadores para verificação de eficácia do treinamento/ação de desenvolvimento.

Treinamento de implementação do programa, junto a área interna da empresa responsável por acompanhar.

ENTREGÁVEIS

•Matriz de necessidade de desenvolvimento profissional;

•Programa de ações de desenvolvimento e aprimoramento profissional;

•Formulários de indicadores de verificação de eficácia do treinamento;

•Relatórios consolidados contendo os resultados das avaliações.

RESULTADOS ESPERADOS

•Melhoria na realização dos processos;

•Menor índice de erro e retrabalho;

•Preparação de sucessores;

•Identificação e retenção de talentos.

COACHING

EXECUTIVO EMPRESARIAL

Projetos que visam ao desenvolvimento de competências, promovendo a melhoria da performance dos principais gestores e colaboradores da empresa.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

•Reunião com os responsáveis pela empresa para definição dos principais objetivos a serem alcançados com o trabalho;

•Desenvolvimento de sessões de coaching com os participantes do projeto (coachees);

•Reuniões de feedback e discussão sobre o projeto com os responsáveis pela empresa.

ENTREGÁVEIS

•Criação de uma cultura de coaching na organização.

 

RESULTADOS ESPERADOS

•Melhora na performance geral dos líderes e, em razão disso, otimização dos resultados gerais da empresa;

•Aumento no percentual de realização das metas;

•Maior motivação dos líderes e dos demais colaboradores;

•Desenvolvimento das competências de liderança da equipe.